Translate

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lara na nursery (agüenta coração!)

Estou aqui com o coração apertado. Acabei de deixar Lara na nursery. É o quinto dia e ela continua chorando e chorando. Hoje, quando saí, ela implorou: "por favor, mamãe, eu quero ir pra casa, não me deixe aqui...". Ai, que dó!!!

Lara está com 2 anos e meio, já na hora de ir pra escolinha. Lembro que Iuri foi logo quando completou 2 anos. Lembro também que ele chorou, o que é normal, mas não com a mesma intensidade do que Lara. Eu não coloquei ela antes porque minha sogra estava aqui e podia  ficar em casa com ela. Mas agora, além de eu achar que ela precisa se socializar, se trata de uma necessidade pois não tem quem fique com ela o tempo todo. 

Aqui, o esquema com os pequenos é diferente do Brasil. As escolas, em geral, só pegam crianças a partir dos 5 ou 6 anos. Mas muitas vão logo cedo, com poucos meses de idade, para o que eles chamam de nursery, que nada mais é do que uma creche. As mães precisam trabalhar e não tem babá por aqui não!

Procurei várias creches para colocar Lara. A preferência é que fosse perto da nossa casa. Visitei algumas. Aqui, como eles têm limitação de espaço, as creches crescem na vertical, com dois, três andares e muitas escadas. 

Quase fechei com uma que nem era tão perto de casa, mas na hora do desespero... Só que "meu santo"  (baiana que sou!) não bateu com o daquelas mulheres. Achei elas sem muito tesão pelo trabalho. 

Encontrei outra, até mais perto de casa, que gostei muito. Uma das primeiras coisas que a diretora me falou quando visitei a creche foi sobre a saída de incêndio. Aqui, eles dão muita importância a isso. Também com o histórico que tem... 


A nursery é dividida em 3 partes. Uma para os babys de 5 meses a 2 anos, outra para os toddlers de 2 a 3 anos (é a de Lara), e a de 3 aos 5 anos. Contei hoje na sala de Lara 12 crianças para 4 "tias". 
Lara e os coleguinhas ouvindo a "pró"contar histórias

Lara tem aulas de balé, yoga e drama (teatro). Ela almoça na escola, a comida é orgânica. Como não há muito espaço físico, as crianças saem com as "tias" para brincarem numa quadra de futebol gramado que fica quase em frente à escolinha. As "tias"só falam inglês. Esse é o meu drama (e sem teatro!): como minha filha vai se comunicar? Dizer que está com fome, que está com frio, que quer fazer xixi? Todo mundo fala: "não se preocupe pois criança aprende outra língua muito rápido". Ok, mas tem mais uma questão: fico com medo dessa dificuldade de comunicação tornar Lara uma pessoa retraída, fechada, introspectiva. Pode ser viagem minha mas é que faz parte. Educar é fogo. A gente tem que pensar por vários ângulos, embora sempre tentando fazer o melhor pelos nossos filhos.
Lara tentando fazer amizade com uma alemazinha. Conversam sobre o quê mesmo??
Enfim, não tem jeito. A partir da próxima semana, a minha pequena vai ficar praticamente o dia todo na creche. Ela vai ter que passar por essa adaptação - e eu também. Não sei quem está sofrendo mais, ela ou eu. Pois ver minha filha com os bracinhos pra cima pedindo "por favor mamãe não me deixe aqui" é hard. Mas Lara também precisa tirar proveito dessa nossa estadia em Londres. Que momentos angustiantes! Espero que passem logo.

21 comentários:

  1. Gianna Araújo5/10/2013 4:03 AM

    Verdade!!

    ResponderExcluir
  2. Juliana Teixeira5/10/2013 4:04 AM

    Hora de chamar a super VOVÓ!KKK!!!

    ResponderExcluir
  3. Gianna Araújo Araújo5/10/2013 4:05 AM

    Verdade July......e ela vai amar cuidar dessa coisa linda!!!!

    ResponderExcluir
  4. Paula Nogueira5/10/2013 6:30 AM

    Lud poxa imagino!!! Mas essa galerinha se comunica melhor q a gente... Eh questão de tempo!

    ResponderExcluir
  5. Karina Araújo5/10/2013 6:31 AM

    Lud, senti sua angústia daqui, força!! E adorei sua descrição no blog, jornalista trabalha muito e ganha pouco, não tem tempo nem $$$ pra simplesmente viver a vida. Aproveite muito!!! beijosss

    ResponderExcluir
  6. Elisa Teixeira Santos5/10/2013 6:32 AM

    Daqui a pouco ela vai estar fluente no ingles!!!

    ResponderExcluir
  7. Leo Rodrigues5/10/2013 6:32 AM

    Lud, fiquei com o coração apertado. Mas, mentalize que criança aprende muito rápido, ainda mais nessa fase. Já já ela vai estar adaptada, falando inglês e cheia de coleguinhas novos.

    ResponderExcluir
  8. Renata Vidal5/10/2013 6:33 AM

    Amigaa, não fique assim não!!! Lembre-se daquela nossa conversa....Larinha precisa vivenciar as experiências dela. Todos vcs estão vivendo coisas novas aí, ela tb precisa! E acredite...safa do jeito que ela é, vai dar um jeito rapidinho de botar esses gringos no bolso!!! Nossa pequena é retada! Me mantenha informadíssima de cada detalhe. Estou emocionada com a independência dela, é isso aí, meu bebê tá crescendooo! quando a gente piscar, olha ela indo pra faculdade!!!

    ResponderExcluir
  9. Leila Santos5/10/2013 6:34 AM

    Mais uns dias e ela vai estar adorando!!! A linguagem na necessidade é universal! Resiliência é tudo! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  10. Gisele Lopes5/10/2013 6:34 AM

    Ela vai te surpreender, pode crer!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Ludmila, toda essa angustia faz parte da maternidade ! Deixar um filho na creche é sofrimento seja só falando inglês ou não, aos 2,3 ou 6 meses? ! O meu tem 10 meses e esta na creche desde os 5 imagine .... é sofrimento também viu ! Uma angustia só ! Mas aqui no Brasil já não tem babá como antes .... só nos resta essa alternativa ! O meu está totalmente adaptado, estou amando acho que vale muito a pena seja pelo investimento, o custo beneficio e é claro pelo desenvolvimento da criança . Uma pergunta : e as viroses? Como são aí ?

    ResponderExcluir
  12. Aguenta coraçåo , tudo vai ficar bem !!!!

    ResponderExcluir
  13. João Calmon5/17/2013 5:25 AM

    Relax! ela já é Poliglota que eu to sabendo rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Danizinha Souza5/17/2013 5:26 AM

    Ela se vira ... tem mais facilidade para aprender por ser novinha.

    ResponderExcluir
  15. Alessandra Bertié5/17/2013 5:26 AM

    Mi..imagino com vc deve estar! Segundo D.Dalva: " isso e uma fase.Passa". Mantenha-se firme no proposito e, mesmo q as vovos forem p Londres, deixe ela na creche sim, se nao ela nao acostuma. Sugestão: falar ingles em casa tb! Bjos !!

    ResponderExcluir
  16. Anete Rocha Brito5/17/2013 5:27 AM

    Mila, um dia ela vai lhe agradecer por ter tomado esta atitude. É uma experiência que, com certeza, vai prepará-la para o futuro! Guenta coração!!! Beijuuussss

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula Ferrari Teles5/17/2013 5:27 AM

    Ludmila, passei isso com o Pedro quando vim para Angola, ele foi pequenininho para uma escolinha inglesa. Ficava tão aflita com essas coisas simples, se tiver fome, se quiser ir ao banheiro... a professora me tranquilizou que quanto menor for, a adaptação é mais rápida. Em uma semana, ele já entendia toda a rotina e nem comentava nada sobre o fato de todos falarem em outra língua!! Uma coisa que questionamos, era se devíamos falar em inglês com ele em casa e ela orientou que não, o ideal é que os pais falem com seus filhos na língua materna, pois consegue transmitir mais afeto!! não sei se isso tem algum fundamento mais técnico mas na ocasião decidimos seguir a orientação dela... Eu estou voltando para o Brasil em Junho, começar tudo de novo!! Essa vida de cigano não é fácil!! Tentei vaga na Pan Americana desde o ano passado e não consegui ainda. Beijo grande e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  18. Bianca Figueiredo5/17/2013 5:28 AM

    Lud a adaptação é mais nossa do que deles!!! Ela te teve por mais tempo em casa, diferente de Yuri, por isso que ela chora mais. É muita angustia, passei por isso 3 vezes mas a gente supera e eles se desenvolvem muuuuuito em creches com profissionais especializados, muito mais do que em casa com babás que infelizmente nao tem nada a acrescer a nossos filhos, que ficam muito dependentes e esperam tudo nas mãos, eu graças a Deus, a meu pai e a João nunca as tive. E as meninas são bem independentes. Sempre que a angústia bater se apega nos benefícios bjsss

    ResponderExcluir
  19. Maridelma Teixeira5/17/2013 5:29 AM

    Ela vai ficar vai ficar muito bem !!!

    ResponderExcluir
  20. Veronica Aguiar5/17/2013 5:29 AM

    Prima...ai que dó no coração! Mas fica firme que vai dar tudo certo. Te adoro!

    ResponderExcluir
  21. Adriana Matos Pellegrino5/17/2013 5:30 AM

    Mi, como está a adaptação da Larinha?

    ResponderExcluir