Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fazendo faxina em London

Geeeente, tô exausta! 

#forçanoesfregão!#hajapray!#mãonamassa! #soumaispoderosacomluvas! #amowindolene#daminhacasacuidoeu!

Tudo isso para dizer que o dia hoje foi de faxina. O que significa que limpei 2 banheiros, 1 lavabo, 3 quartos, sala, cozinha e corredor. Affff, sem contar que a lavanderia está uma bagunça, cheia de roupas!!! E ainda estou me preparando psicologicamente para fazer o jantar. Com meus dotes culinários, isso significa que ainda vou ter uma cozinha imuuuuunda para limpar. E um jantar duvidoso para servir: salgado ou sem sal? És sempre a questão!

Tá pensando que é fácil a vida em Londres? Aqui não existe uma coisa básica que, aliás, já já deve ficar em extinção por aí: empregada doméstica. Primeiro, porque é muito caro: a hora dessa mão de obra aqui sai, em média, por £10, ou seja, aproximadamente 35 reais. 

Segundo, porque (e também pelo fato desse serviço ser muito caro) as pessoas aqui aprendem desde cedo a se virar sozinha. A varrer a casa, a pôr o lixo na porta, a lavar pratos, a colocar a roupa na máquina e tudo mais que seja necessário para que uma casa "ande sozinha". Aqui a mentalidade é: se você comeu, porque é que EU é que vou lavar?, se você desarrumou, porque é que EU é que vou arrumar?. Cada um que seja responsável pelas suas coisas. O que não significa que uma mãe não possa fazer o jantar da família. Ok, ela pode e, geralmente, é ela quem faz. Mas que, depois do jantar, é o filho quem tira a mesa, é o pai quem coloca o lixo fora e etc. E isso, eu aprendi aqui, não é uma concessão de fim de semana. É normal. Faz parte da vida em família.

Tenho uma amiga de uma amiga que é casada com um lorde inglês. Apesar do título de nobreza, é ela  quem faz o jantar todos os dias e todos ajudam a manter a casa limpa e arrumada. Uma vez por semana, uma pessoa vai lá fazer a limpeza mais pesada. E isso não é nenhum esforço para a "família de nobres". É apenas a rotina. 


É claro que, em decorrência desse estilo de vida, existe todo um suporte. No mercado, por exemplo, você encontra frutas e verduras já lavadas e cortadas, prontas para o consumo. Peixes e carnes cortados e temperados. Se quiser caprichar no jantar, pode comprar da entrada a sobremesa. Tudo semi-pronto e delicioso (a Marks & Spencer é a minha favorita!). Aliás, pode até escolher se quer um jantar inglês estilo comida de pub, ou indiano (acho que é o que tem mais opções), ou italiano, ou chinês ou japonês. Todos esses tipos de comida têm aos montes em qualquer mercado por aqui. 

A faxina também é bem diferente da que estamos acostumados no Brasil. Uma das primeiras coisas que me toquei quando me vi diante de um banheiro a faxinar foi: "cadê o ralo?". Simplesmente, não há ralo  pois basicamente não se usa água para a faxina. Automaticamente, lembrei do meu prédio em Salvador onde toda sexta é dia de lavar os pátios do playground, independentemente de se fazer sol ou mesmo chuva. A ordem é lavar com mangueira e pronto!

Vida de empreguete!

Aqui é tudo na base do spray e do paninho. Por isso vá se acostumando. Senti logo falta da nossa milagrosa Q'boa (como é chamada no Nordeste) ou Cândida (acho que no restante do Brasil) e só vim descobrir produto semelhante meses depois. Mas tô postando fotos dos produtos que mais uso para você não chegar no mercado desavisada.

Atenção: os produtos daqui são fortes, bastante concentrados, portanto use pouco ou diluído em água e, principalmente, use LUVAS!!!! No começo, achei que esse negócio de luvas era apenas coisa da minha mãe que sempre fala: "use luvas para não estragar suas mãos tão belas, minha filha!". Mãos que já foram até modelos da H.Stern - tá pensando o quê? - e é claro que é minha mãe quem sempre lembra disso! Logo percebi que minha mamacita estava era certa. Eu agora com minhas luvas sou "a poderosa", huahua!!
Desinfetante, o "pato" que a gente conhece aí, Vim que a gente tb conhece, Windolene maravilhoso
para limpar vidros e o outro é para superfícies de metal, tipo chuveiro e torneiras

Bleach é Q'boa ou Cândida, os lencinhos de limpeza: vou leva pro Brasil!!!

Outra coisa super eficiente aqui são os paninhos que já vem com produtos de limpeza. Você encontra desses paninhos para limpar banheiro, vidros, cozinha, etc. São várias as opções. Eu uso muito deles no dia-a-dia. Depois de fazer comida, por exemplo, nada melhor para limpar o balcão da cozinha. 

Os eletrodomésticos também facilitam e muito. Aliás, estou com ideia fixa para o meu ap. no Brasil. São 3 que acho fundamentais para quem quer depender cada vez menos de empregada doméstica: 1) ralo na pia. Ma-ra-vi-lho-so!!!! Uma super facilidade na hora de fazer a comida pois você pode cortar batata, cebola, cenoura e tudo mais dentro da pia. E também na hora de arrumar a cozinha pois é só despejar todos os restos direto na pia sem ter que meter a mão no ralo (mesmo com luva!) para tirar todos aqueles restos de comida, arght!!. Basta acionar o "ralo Tabajara", huahuahua!! Tabajara é por minha conta só para lembrar dos tempos do Casseta & Planeta!!!!! 

Outro eletro que acho o máximo: 2) Máquina de lavar pratos - geeeente, nunca realizei como isso é útil. Se bem que tem que usar com cautela pois gasta muita água. 3) Máquinas separadas de lavar e de secar roupas. Além de dar uma controlada na energia (cuidado pois, ao contrário, você pode gastar muito mais), quase não precisa passar a roupa, é só tirar da máquina enquanto ainda está quentinha e dar uma desamassada com as mãos! Save energy and effort!!!!!!

Mas eu preciso confessar uma coisa para vocês: depois de mais de um ano experimentando váaaarios produtos, virando uma expert em limpeza de banheiros (sim, é muito mais fácil quando você sabe como se faz!!) , pegando uma alergia nas mãos (eis o ônus) e, o que eu acho pior de tudo: vacuum (passar aspirador de pó), contratei uma pessoa para me ajudar. Sim, me dei esse direito!!! Esse é o segundo mês que tenho um cleaner, ui, que chique! Hammid, meu cleaner importado da Argélia, é um amor. Toda quarta-feira chega aqui a 1h em ponto e dá um duro danado até as 5h da tarde. Faxina cara da zorra. Mais de 500 reais por mês. Na verdade, ele gosta mesmo é de fotografia, mas vai ganhando a vida aqui em Londres do jeito que dá. Como milhões de outras pessoas de todo o mundo que acham que a vida aqui é melhor. Nem sempre. Altos salários... Altos gastos.

Mas hoje eu estou exausta e feliz. Afinal, "salvei" 40 libras. Aqui, eles usam essa expressão: "save money", o equivalente a "economizar". Portanto, economizei cerca de 150 reais. Já posso ir na Selfridges gastar por conta, né Xan?