Hoje, quero falar de moda. Aliás, de moda propriamente não porque a palavra já está tão carregada de significados e experts que seria meio leviano euzinha leiga aqui querer tratar do assunto. Ok, leiga no sentido de não ser uma profissional da área (ainda! porque a Saint Martins que me aguarde em julho!!). Mas posso sim falar do tema com base no meu bom gosto (e sem falsa modéstia), no olhar crítico que tenho e na curiosidade de estar sempre descobrindo coisas novas. Pra mim, moda é muito isso. O famoso feeling.
Considerações feitas, vamos lá. Os markets de Londres são a minha paixão. Adoro passar os finais de semana explorando pelo menos um deles. A moda ali é mais usual, barata e descolada. Dá para você montar um visual moderno com peças criativas e uma infinidade de acessórios e, de quebra, ainda comprar todas aquelas lembrancinhas fugindo do tradicional magnet do Big Ben ou da camisa Keep Calm...
O meu market favorito é o Old Spiltafields Market. É um espaço com restaurantes e lojinhas bacanas com um monte de barracas de camelô ao centro. Funciona todos os dias da semana. O domingo, sem dúvida, é o dia mais cheio. A quinta é dedicada a peças de antiguidade. Sexta-feira é o destino para quem quer comprar roupas e para os amantes das artes. Eu prefiro o sábado, quando muitos estilistas novos expõem seus produtos.
Têm coisas realmente interessantes. Estou colecionando algumas: uma gravatinha que na verdade é um broche e que dá um up em qualquer visual. Um vestido rosa com uma estampa diferente e um corte perfeito. Camisetas criativas com malha de qualidade (cada por aproximadamente 25 reais, essas são ótimas para levar de presente). Vale pechinchar, eles acabam sempre dando um descontinho.
Além das barracas, onde a pegada é garimpar, algumas lojas também valem a pena. Para roupas e acessórios recomendo a Traffic People, que tem um carro conversível na frente. Inconfundível e imperdível. Coisas diferentes e bem legais e a preços acessíveis. Se você quer comprar coisas pra casa, não deixe de passar na In Spitalfields. A loja tem várias peças interessantes que misturam artesanato tradicional com um design simples e elegante. Ali comprei uma calçadeira para bota que achei ótima mas nem sei se vai ter utilidade...
Lara se acabando no Gourmet Burger Kitchen |
Entre uma loja e outra, pare para comer uma pizza na Fire and Stone ou um hambúrguer artesanal no Gourmet Burger Kitchen, considerado o melhor hambúrguer de Londres.
Existem vários outros markets na cidade. Entre os meus favoritos, estão também o Brick Lane e o Camden Market. Volto a falar sobre eles mais adiante.
Ganhei uma pulseira linda do meu Iuri |
O Old Spitalfields Market fica perto da Liverpool Street. Você pode pegar o metrô para lá ou para a Aldgate East station e andar uns 7 minutos até o market. Boas compras!!
O carro da Traffic People |