Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Iuri e a Primary School (parte II)



 Depois de quebrar a cara tentando uma state school para Iuri,  centrei minha busca nas independent schools (particulares e caras). Pesquisei na internet e escrevi um email (com meu inglês tosco e a ajuda do Google Tradutor, imagine o que não saiu!) para quase todas as escolas privadas de Londres. E quase todas responderam que não havia vaga. Quatro me deram boas notícias, dessas escolhi 2 para visitar. 

A primeira com um espaço físico enorme, um laboratório de ciências daqueles de filmes e até latim Iuri iria aprender. Na nossa visita, o Headmaster (diretor), com uma voz alta e grossa, perguntou de cara: -Você quer ser o quê quando crescer? Até eu fiquei nervosa... 

Achei a segunda mais simpática, mais aconchegante. Metrô quase na porta. Próxima ao Regent Park, num prédio secular, tombado como patrimônio. Todo dia tem aula de PE (Educação Física) nesse que é na minha opinião um dos parques mais belos de Londres. Iuri já está estudando lá há 3 semanas. 

A nova escola começa as 8:45h e termina as 15:45h. Ele tem aulas de Inglês, Matemática, Ciências, Espanhol, Computação, Drama (teatro), Música e Educação Física. São apenas 10 alunos por sala. Entre os colegas, 7 meninos e 3 meninas, um árabe, um italiano, um espanhol, uma russa, uma portuguesa, uma francesa e três ingleses. Coincidentemente, a portuguesa tem o mesmo sobrenome de Iuri. Um dia desses ele chegou em casa perguntando se podiam ser parentes.

O sistema de ensino britânico tem um ano a mais do que o brasileiro. Iuri aqui está na 5ª série (Year 5) da Primary School, que vai até os 11 anos. Em seguida, vem a Secondary School, dos 12 aos 16 anos. O ano escolar é dividido por Term, cada um com duração de mais ou menos 3 meses. Assim, tem o Autumn Term que é quando o ano letivo começa, no início de setembro, e que vai até meados de dezembro, com um intervalo de 2 semanas para o que eles chamam de Half Term (férias curtas). Em seguida, vem o Spring Term, de janeiro a março, com Half Term de uma semana. E depois o Summer Term, de abril a julho, também com Half Term de uma semana. As férias do meio do ano são longas, de quase 2 meses. As de fim de ano são de aproximadamente 20 dias. 

Coisa mais linda ver o meu filho sair de manhã, ainda com cara de sono, num uniforme super "inglês", de camisa, calça e sapato social (que precisa urgentemente ser engraxado!) e com uma mochila lotada de coisas (agenda, livros, roupa de Educação Física, tênis, garrafa de água, almoço, casaco, gorro, luva e guarda-chuva). Coisa mais deliciosa ver o meu filho chegar da escola cheio de novas histórias, com um monte de dever e sempre esquecendo de trazer alguma coisa (a última foi a chuteira). Ele quase não tem mais tempo para a Tv e nem para os jogos eletrônicos, em compensação traz um brilho no olhar característico de quem está feliz. 

Iuri at school
Estação pertinho da escola

Que nota para esses sapatos?







domingo, 18 de novembro de 2012

Iuri e a Primary School (parte I)


Uma das coisas mais difíceis para mim em Londres foi conseguir escola para meu filho. Iuri tem 9 anos e, no Brasil, está na 4ª série. Eu vim pra cá com a certeza de que ele estudaria numa escola pública. Ainda ponderei se seria a melhor opção, mas li numa matéria da Veja que qualquer escola pública daqui é melhor do que qualquer escola privada daí. Então tá, me convenci. Aqui, brasileiros me garantiram que seria fácil arranjar escola pública para Iuri pois "toda criança tem direito a escola" (hum, já ouvi isso...) e o Governo teria a obrigação de conseguir uma para o meu filho. 

Funciona assim: você elege 5 escolas públicas que gostaria que seu filho estudasse e aplica para essas. Eles usam muito esse termo aqui: apply para escola, universidade e para visto de entrada. Com base em alguns critérios, o Governo decide em qual escola seu filho vai estudar. O critério mais importante é a distância entre a casa e a escola. Quanto mais perto, melhor. Outro critério é se a criança já tem irmão/irmã na mesma escola. As instituições ligadas à Igreja exigem também uma espécie de "comprovante de religiosidade": um padre tem que atestar que você frequenta tal paróquia e dar boas referências sobre a sua família. É claro que a escola  precisa ter vaga para poder aceitar seu filho, as melhores geralmente não tem. 

Depois de entender tudo isso e bater o martelo em relação ao bairro em que iríamos morar, comecei a minha saga em busca de uma state school para Iuri. Na internet você encontra a avaliação oficial de todas as escolas. Visitei umas 10 na redondeza da Victoria Street. Algumas bem pertinho de casa, cerca de 5 minutos andando. Elegi minhas 5 favoritas, preenchi o formulário para "aplicar" e foi então que descobri um pequeno detalhe: Iuri não teria direito a escola pública aqui, pois o nosso visto é de apenas 6 meses. "Se quiser, coloque ele numa escola paga ou então contrate um tutor (professor particular)", foi o que ouvi das autoridades. Aqui é assim, as coisas funcionam bem, muito bem, mas de acordo com regras, rígidas regras. 

Aliás, uma pausa para um conselho aos menos experientes. Quebrei muito a cara tanto para tirar o visto, como para conseguir moradia e também escola aqui em Londres. E muito por conta de informações erradas. Até empresas tidas como renomadas me deram informações truncadas em relação a que visto eu e minha família deveríamos "aplicar", por exemplo. Depois de apanhar muito e ler bastante, sei hoje mais sobre o assunto que muitos advogados por aqui. Da minha experiência, te digo: se você tem alguma dúvida sobre esses tópicos, procure logo o órgão competente para se informar. Os sites oficiais geralmente são muito bons. E se continuar com dúvida, mande um email. Eles sempre respondem.

Chegamos aqui no dia 21 de agosto e um mês depois, Iuri continuava sem escola. Chegar em casa e encontrar ele mais um dia assistindo Tv me angustiava tanto que  pensei em voltar para o Brasil. Comecei então uma nova saga que eu conto no próximo post. Esse já está muito grande.
Até mais!