Já dei presentes, já ganhei presentes. Já cantei músicas natalinas, dei risadas com minha família. Comi peru, farofa. Me acabei nas sobremesas. Engordei 3 quilos. Feliz Natal!!!!
Mas os ingleses só comemoram o Natal hoje, dia 25, o dia mesmo do nascimento de Jesus. Portanto, entramos no clima e, além do nosso Natal tradicional da noite de 24 de dezembro, fizemos hoje uma improvisação no café da manhã com alguns elementos ingleses. Já que estamos aqui, o jeito é curtir. E vamos nessa!
Happy Christmas!!!! |
Vamos conhecer algumas tradições do Natal inglês.
- Discurso de Natal da Rainha: o Natal só começa mesmo depois do discurso da Rainha transmitido pela BBC. Este ano, o discurso aconteceu as 3h da tarde. Ela lembrou dos que morreram nas guerras, homenageou os que não podem passar o Natal com a família, pois estão servindo as Forças Armadas, falou dos seus 60 anos de reinado, recordando o dia da coroação. E, claro, disse que esse ano a família real está maior com a chegada do bebê George. Gravei o finalzinho para vocês.
Essa tradição começou na Segunda Guerra Mundial. Naquela época, a Rainha decidiu gravar uma mensagem de rádio para levantar o ânimo da população durante os bombardeios. O resultado foi tão positivo que ela continuou a discursar nos anos seguintes, o que acabou virando tradição.
- Christmas Crackers: parecem bombons embalados. Dentro, eles trazem sempre uma coroa de papel e um presentinho simples que pode ser um lápis, clips, forminha de biscoito, enfim, besteirinhas. A brincadeira é, ao sentar na mesa, cada um segura seu cracker e num movimento, como se tivesse se auto-abraçando, divide o cracker com o vizinho até que depois da contagem (algo como 1, 2, 3 e já) todos puxam os crackers até eles "explodirem" (na verdade, rasgarem). Quem fica com o lado do presente, ganha, claro.
Christmas Cracker |
- Paper Crown: as coroas de papel vêm dentro dos crackers. Todos colocam essa coroa e ficam com ela durante toda a ceia. Ah, isso é a cara do natal daqui!!! Meio bobo mas super tradicional. Já no início de dezembro, é comum ver nos restaurantes gente usando essas coroas durante almoços e jantares.
Larinha zangada porque não ganhou o presente do Christmas Cracker |
- Comidas: na ceia de Natal, sempre tem um prato de carne que pode ser peru, porco, carneiro ou vaca. Em geral, peru com molho gravy (é o molho da carne cozido com suco de laranja, alho, cebolinha, mostarda, alguns colocam até cerveja). Os acompanhamentos são: salmão defumado, Yorkshire pudding (não me peça para explicar pois não faço a mínima ideia como faz, a textura parece uma casquinha de pão torrada e o gosto é muito bom), pork pie (torta de porco que pode ser grande ou em porções individuais - já vem pronta na Marks & Spencer) e roasted vegetables que em geral são batata, nabo, cebola, cenoura e beterraba.
Família inglesa na ceia de Natal (foto: Jupiter Images) |
- Christmas Pudding: super tradicional, em toda casa tem que ter um. A origem vem dos tempos medievais. É um pudim feito com frutas secas, principalmente passas, e com uma calda de conhaque. Esse ano, eu comprei um pra gente experimentar. Comprei também uma vela especial para pôr em cima. A farra foi boa mas o gosto não agradou muito não. É, digamos, forte.
Christmas Pudding (foto: www.theguardian.com) |
Nosso super enfeitado Christmas Pudding |
- Cartões de Natal: geeente, os ingleses simplesmente adoram cartões de Natal. Eles distribuem aos montes. É algo realmente importante para eles que internet nenhuma substitui. Acho bacana isso mas acho as vezes meio sem nexo pois em alguns casos eles simplesmente compram cartão já com mensagem e só fazem assinar embaixo. Assim meio impessoal, sabe? Mesmo assim, concordo que é bem melhor que aquela coisa de feliz natal pela internet!
Cartões de Natal que Iuri ganhou dos colegas da escola |
- Presentes: os presentes aqui são abertos no dia 25 pela manhã, dia do nascimento de Jesus. Os pais acordam as crianças já anunciando: Papai Noel chegou! E todos vão doidos pra sala!!
Posto aqui dois comerciais ingleses bem bacana. Um da loja de departamentos John Lewis que é bem espírito de Natal. E o outro da rede de supermercados Sainsbury, que eu acho ótimo.Vejam!